quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SÍNTESE

A sociedade da aprendizagem  e o desafio de converter informação em conhecimento.


            Na medida em que o tempo passa, modificam-se os paradigmas e um dos setores mais ocorreram mudanças foi o tecnológico. Diante disso, faz-se necessário acompanhar tais mudanças. Com era da tecnologia o processo educacional precisa adquirir uma nova roupagem, um novo modelo, inserindo no processo ensino aprendizagem uma nova cultura, convertendo as informações em conhecimento.
            Importante ressaltar que um dos desafios no campo educacional é converter informação em conhecimento, pois a mídia e os meios tecnológicos mostram isso “ Dado que a escola já não pode proporcionar toda a informação relevante porque esta é muito mais volátil inflexível que a própria escola, o que se pode fazer é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação” Poso e Postigo, 2000).
             A escola precisa está preparada para acompanhar essas mudanças, e isso se dá na medida que ela possa a intervir neste ângulo através de formações continuadas dos educadores, pois bem sabe-se que essa modalidade ainda é um desafio para muitos, mas com persistência e vontade pode mudar. Todo esse preparo é importante, tendo em vista do crescimento de usuários no campo tecnológico e a classe estudantil esta inserida neste contexto. “ A escola brasileira especialmente a escola pública, não poderá ainda desfazer-se  de um papel provedor de informação. Entretanto, aos poucos pode ir se tornando cada vez mais  uma estrutura possibilitadora  de atribuição de significado da informação, proporcionando aos alunos os meios de buscá-la, analisá-la, para dar a ela significado pessoal”. ( José Carlos Libaneo).
            Obviamente, vale ressaltar que é preciso ter cuidado com certas mídias, ou seja, a informações impróprias que devem ser julgadas, descartadas e jogadas no lixo, tais essas prejudicam o caráter das nossas crianças e jovens.
            Portanto, não há como ignorar que a sociedade atual está pautada em uma nova cultura, com o número excessivo de informações, diante disso cada escola juntamente com os educadores apropria-se da tecnologia levando os alunos a refletirem e questionarem as informações, para que possam absorver o que for proveitoso convertendo-as em conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário